10 Gadgets que ninguém usa mais

Todos os nossos aparelhos eletrônicos ficaram menores, mais rápidos e mais poderosos. Ao longo do caminho, os aparelhos começam a ganhar novas versões e aprimoramentos, fazendo com que alguns produtos caiam em desuso.


Então vamos conferir - Adaptado do blog howstuffworks - algumas tecnologias que marcaram época, mas que hoje são poucos, ou mesmo ninguém, que os usam, pelo bem ou pelo mal.


maps-live-wallpaper-2-3-s-307x512


Mapas


Durante séculos, os mapas em papel guiaram nossos antepassados ​​através de continentes e mares garantindo: viagens mais seguras, booms econômicos e férias em família. Sim, mapas tradicionais têm muitas virtudes.


Desde 2003, com os GPS e smartphones, as vendas de mapas foram caindo já que é difícil para o papel competir com um gadget que fornece diversas instruções ao mesmo tempo, mas é claro que se uma tempestade solar varrer a Terra  e danificar os satélites, você pode desejar ter em mãos um desgastado mapa de papel mal dobrado.


 322738__sleep-alarm-clock-pistol_p


Relógio despertador


Despertadores: o toque exasperante que acordava até defunto, estão sendo extintos como o Pterodáctilo e o T-rex. Eles foram dizimados pelo enxame de smartphones.


Por que uma pessoa iria gastar dinheiro comprando um rádio despertador e um celular ou smartphone? Muitos smartphones tem alto-falantes que podem competir em qualidade de som com o rádio relógio.


O smartphone também não começa a piscar quando a força cai e não precisa de uma bateria de 9 volts. Se a energia cair durante a noite, você não vai perder a hora, pelo menos se o celular tiver carregado.


cd

CDs, DVDs, Blue-Rays...


O sempre presente Disco Óptico que armazena música, filmes ou programas de computador, como um cadáver reanimado de nossos piores pesadelos ... se recusa a morrer. Claro, discos ópticos pode armazenar gigabytes de dados mas ate que os Pen Drives.


Eles são lentos. Insira um disco em seu computador ou console... Espere... Espere um pouco mais... Faça café... Talvez, então, o disco estará pronto para que você possa realmente usá-lo.


iPods e outros tocadores de música digitais, Pen Drives (ainda são mais usados que os CDs), armazenamento em nuvem... Tudo isso está ajudando a empurrar para fora do computador unidades de CDs e DVDs, sedo que no atual momento só vejo pessoas inserindo-os em seu computador para o formatar o mesmo.


 resource_center_1645041_xs


Pen Drives


Pen Drives são rápidos, regraváveis ​​e quase instantaneamente reconhecíveis entre todos os tipos de dispositivos, sendo hoje onipresentes no mercado. Eles armazenam muitos megabytes ou gigabytes de dados. A velocidades de transferência de arquivos é alta, sendo que esses recursos estão em um pedaço de plástico pequeno o suficiente para pendurá-lo no seu chaveiro.


Há apenas um problema, agora você pode utilizar vários serviços de armazenamento em nuvem gratuitos, como o DropBox. Em vez de lidar com um objeto físico, você pode simplesmente acessar seus arquivos a partir da web em qualquer lugar que tenha acesso à Internet.


Pen Drives eram uma coisa maravilhosa porém sua estadia no topo foi curta.


 palmtop-e7f1e


Palmtop


Parece tão estranho hoje, mas houve um tempo em que dispositivos que incorporam anotações, notas de voz e calendários em um dispositivo portátil, pareciam inovadores e tecnologias de ponta. Estes dispositivos maravilhosos foram chamados PDAs (Personal Digital Assistants)


Outro que viveu por um curto período de tempo, com exceção de armazéns, hospitais e empresas similares, onde são utilizados como uma forma de acompanhar o inventário, coletar dados ou gerenciar produtos. Neste caso, PDAs ainda têm seus usos específicos, sem as distrações que os múltiplos recursos de smartphones ou tablets apresentam.


Google


Internet Discada


No Brasil, muita gente a utiliza quando o acesso à Internet com banda larga não chega a suas localidades. Porém, com o passar o tempo, a banda larga vai chegando aos lugares mais distantes.


Quando você está conectado através de uma conexão de banda larga de qualidade, é capaz de transmitir áudio e vídeo em uma velocidade absurda, podendo utilizar a mesma banda para conectar seu tablet, smartphone ou outro computador. Por outro lado, se você está preso em uma conexão dial-up, pode leva rvários segundos para uma única página da web carregar em seu browser.


O modo de utilizar a Internet hoje em dia, não seria possível com a Internet Discada. Então, a medida que as pessoas vão conhecendo a Banda Larga, nunca mais querem voltar para a Internet Discada, pondo fim a ela em um dia não tão distante.


pager+bip+motorola+scriptor+sao+paulo+sp+brasil__21E34B_2

Bip ou Pagers


Houve um momento em que um Bip foi o equivalente a um relógio de luxo, ou seja, une status à utilidade. Sendo alguém que sempre precisava estar conectado, como um médico, ou um advogado, ou - menos impressionante - um traficante de drogas. Em qualquer caso, um Bip era algo muito importante para homens de negócio. Hoje em dia, provavelmente só se dirá que você está ultrapassado.


Em algumas situações limitadas, os Bips eram mais confiáveis do que os sistemas de telefonia ou de Internet. Isso ainda é verdadeiro na área de saúde, já que smartphones precisam constantemente serem recarregados, enquanto Bips, por serem de usos específicos, precisam somente de pilhas alcalinas comuns. Mesmo o sinal de celular pode falhar, enquanto o Bip dificilmente fica sem sinal.


Entretanto, essas características não são suficientes para salvá-los. Como todo mundo, os médicos preferem seus smartphones multifuncionais carregados de gadgets. Logo, pagers vão cair no esquecimento.


415214_2012071809



Fitas de Vídeos


Os VHS foram uma novidade revolucionaria! Eu mesmo trabalhei por muito tempo para comprar um videocassete e quando finalmente tinha dinheiro para isso, ele estava caindo em desuso. Um vizinho tinha uma quantidade absurda de fitas de vídeos que ele me deu quando comprou seu primeiro DVD e eu joguei-os fora sem nunca assistir nem um.. Lembro-me que ele queria passar todos os filmes (que eu não sei como ele conseguiu) para DVD, mas desistiu quando soube que custava mais de 40 reais para cada filme.


camera-hi-tech-bokeh-hd-wallpaper

Câmeras Digitais


Numa altura em que câmeras de bolso estão atingindo o pico em qualidade, também estão tornando-se espetacularmente desnecessárias. Como tantos outros gadgets,essas câmeras serão vítimas dos smartphones, mesmo que suas fotos tenham qualidade inferior as câmeras digitais,  ninguém quer carregar ambos ao mesmo tempo.


Não é que os smartphones tirem ótimas fotos. A maioria dos celulares fazem um trabalho simples de fotografar. Porém, a conveniência do conceito de uma câmera integrada ao seu telefone gerou um problema: em 2010, os fabricantes venderam cerca de 132 milhões de Câmeras Digitais compactas; sendo que três anos mais tarde, venderam cerca de 50 milhões de unidades a menos.


A verdade é que as câmeras de bolso vão desaparecer como as Polaroid desapareceram.


telefone-sem-fio-philips

Telefonia Fixa


Aqui não há realmente uma competição. É apenas uma questão de tempo até que os recursos da telefonia celular finalmente acabem com a telefonia fixa.


Durante anos, muitas famílias utilizaram ambos os serviços: temos telefones celulares por conveniência e os telefones fixos tradicionais para emergências, ou para o serviço de Internet. A maioria dos consumidores mais jovens com menos de 25 anos de idade já não quer pagar a telefonia fixa e o telefonia móvel, já que é comum ouvir pessoas dizendo que não tem telefone fixo, mas tem internet em casa e celular.


Todas as tecnologias mudam e evoluem, mesmo aqueles como serviço de telefonia FIXA que conectou os seres humanos em todo o planeta durante décadas. Não importa o quão importante eles podem ter sido, todos eles, eventualmente, serão substituído por algo mais novo e mais adequada a sua época


E você lembrou de mais alguns e o motivo de seu desuso? Comenta então...



Comentários

  1. Puta merda, que texto embolado, mal feito e com erros grosseiros de português.
    E não existe "pen DRIVER", drivers são programas, ou motorista em inglês, o correto é "PEN DRIVE"
    Analfabetos funcionais com blogs são uma droga mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Ola Marcos, desculpe os Erros Grosseiros, como não vivemos do blog por muitas vezes mandamos para o ar matérias sem as devidas revisões ainda bem que você nos avisou, e o texto esta sendo revisado agora mesmo, esperamos que fique do seu gosto e dos outros milhares de visitantes do blog.

    ResponderExcluir
  3. É amigo dizer que Blurays estao com a vida contada é no mínimo falta de informação ou presunção, até pq é onde se consegue o puro FullHD em filmes e onde são lançados TODOS os jogos atuais. No mais o mercado de Blurays só aumenta principalmente para quem coleciona. Encontrei outros absurdos na lista mas vou opinar somente do que eu realmente entendo.

    ResponderExcluir
  4. Acho que foi outro erro do texto, na verdade amigo falamos dos CDs convencionais sabe e não dos Blurays que são sim algo em alto que não foi explorado seu total potencial, mas diga quais o outros absurdos, queremos saber sua opinião

    ResponderExcluir

Postar um comentário