Podcast Post 046: Entrevista com o Podcast LEXCast

Alguém já disse na internet que Podcast não é coisa exclusivamente Nerd, embora eu acredite que todo mundo que seja fissurado em algo é nerd de alguma forma. Hoje trazemos um Podcast mais sério, feito por um profissional da área que assim como Stephen Hawking faz em "O universo numa casca de noz" Márcio Etiane Almendros faz no LEXCast, levando com maestria um assunto muitas vezes complicado para os leigos com uma linguagem simples e objetiva, confira agora Nesta:



Entrevista com o Podcast LEXCast


Eduardo Cosso- Primeiramente quero dar parabéns por esse projeto. É interessante passar para os leigos, de forma fácil, as definições do direito, para que todos tenham uma ideia de como funciona o mundo do direito em seu dia a dia. O que te motivou a iniciar esse projeto?


Márcio- Eu já tinha publicado alguns episódios do Papo Filosófico e desde o início daquele projeto os temas jurídicos eram recorrentes. O Papo Filosófico eu comecei a publicar por sentir falta de podcasts com uma temática mais “séria" e onde os assuntos fossem abordados em profundidade.


O LEXCast, por sua vez, nasceu quando eu percebi o interesse e a confusão que as pessoas faziam quando tentavam abordar temas ligados ao Direito. Até mesmo os veículos de impressa fazem muita confusão e acabam por desinformar e confundir muito mais do que informar e esclarecer os assuntos.


Uma outra coisa que me motivou a publicar o LEXCast foi que eu cansei de explicar a mesma coisa verias vezes para verias pessoas diferentes.


EC- Os programas que falam de fatos atuais, explicando para todos o que o acontecimento gera juridicamente falando é muito importante para que todos possam ter uma opinião mais correta do fato. Como você escolhe entre diversos fatos, algum para ser o tema ou inspirar um LEXCast?


Márcio- No início do projeto eu listei 50 tópicos “básicos” e a ideia era ir falando sobre cada um deles em um episódio, mas desde o início surgiram assuntos que “bombaram" na mídia e eu decidi alternar os episódios entre tópicos “mainstream”, tópicos “básicos" e tópicos relacionados à cultura pop com foi o Caso do Episódio sobre Orange is The New Black.


Entrevista com o Podcast LEXCast


EC- Você consegue se manter imparcial por algum fato que você não concorde, só se utilizando das leis vigentes no mundo jurídico? O Lexcast sobre o Silas Malafaia, conseguiu te tirar do sério?


Márcio- Eu me esforço para evitar que o LEXCast se transforme em um podcast panfletário. Então sempre que necessário eu procuro apresentar pelo menos duas “correntes doutrinárias", ou seja, das linhas de argumentação e explicar os argumentos de cada uma e dizer porque eu adoto uma ou outra quando é o caso.


EC- Como é a troca de ideias com os ouvintes, você grava temas que seu público pede? Como você escolhe um assunto, entre tantos temas pedidos?


Márcio- Procuro ter com o público um contato íntimo e direto. Muitos ouvintes foram adicionados ao meu Facebook e alguns temas sugeridos se transformaram em episódio, como foi o caso do “Em Verso e Prosa” e o sobre Terceirização.


EC- Com essa história de possível Impeachment da Dilma, qual é a importância de que as pessoas em geral conheçam juridicamente, o que acontece com esse processo? Afinal, o governo diz que é golpe e a oposição fala que não. Qual sua opinião sobre o assunto?


Márcio- O Direito e a Política estão intimamente ligados. Então toda questão relativa à assuntos de Estado - como é o caso do Impeachment - terá sempre três aspectos: O Social (sociológico) que se refere ao fato em si e suas repercussões na sociedade, o Jurídico que se refere às leis a aos procedimentos para sua aplicação e o Político que se refere às decisões que serão adotadas após um processo de “debates".


Então minha opinião é que juridicamente o Impeachment é uma forma de revogação do mandato eletivo que possui previsão legal e que pode ser utilizada quando for o caso. Já no âmbito político me pare que a oposição “não soube perder” e na prática estamos sim no Terceiro Turno da eleição presidencial. Mas dizer que isso é Golpe, aí já é exagero. Golpe seria se a Dilma fosse afastada de maneira explicitamente ilegal ou mesmo com o uso da força militar ou outro tipo de ação armada.


No aspecto sociológico e econômico isso é ruim para o país, pois passamos ao mundo uma imagem de instabilidade institucional que não existe já que as instituições democráticas estão funcionando e de modo geral não há interferência do Executivo no Judiciário nem no Legislativo. Não fosse o caso as investigações da Polícia Federal já teriam sido suspensas há muito tempo.


Entrevista com o Podcast LEXCast


EC- Seus programas são sempre você gravando sozinho, existe a possibilidade de outras pessoas participarem de um Lexcast ou está bom com só você gravando?


Márcio- Grava sozinho tem a vantagem de eu grava quando eu quero e / ou quando posso, sem ter que sincronizar data e horário com convidados, até de tronar a edição muito mais simples, fácil e rápida.


Porém eventualmente eu recebo convidados nos episódios e estou procurando alternar episódio “solo" e episódio com convidados.


EC- É bem interessante os programas de réplica, como você teve a ideia de começar a os gravar e como vocês escolhe a qual podcast vale a pena responder, já que muito não tem conhecimento jurídico e podem falar alguma inverdade?


Márcio- A ideia das réplicas surgiu quando eu comecei a comentar alguns episódios de podcast que eu ouvia e percebei que meus comentários ficavam gigantescos e que provavelmente não seriam lidos por ninguém rsrs.


Os programas à serem “objetos" de réplica são principalmente os que eu gosto e ouço com frequência e onde eu percebo que os comentários ficaram muito confusos ou mesmo que não correspondem aso conceitos básicos. Foi o caso do episódio em que eu comentei sobre a Teoria do Domínio do Fato, que foi aplicada pelo STF para condenar o Zé Dirceu no mensalão.


Num episódio do Anticast um dos convidados falou algo sobre ela ter sido uma Teoria Criada para “condenar nazistas” após a segunda guerra mundial. Mas isso não é verdade pois ela foi um Teoria Criada muito antes da Guerra que tentava punir os "criminosos do colarinho branco”, pessoas que praticavam apenas crime patrimoniais, que eram apenas os idealizadores dos crimes, mas que na prática não realizavam qualquer ato criminoso. Dá quando eu ouvi o convidado falando aquilo veio a ideia de explicar esse assunto.


Entrevista com o Podcast LEXCast


EC- Na parte do blog e vídeos, você indica outros podcasts e vídeos interessantes, como você escolhe o que colocar nele? Ou é penas mais um complemento aos assuntos por você abordados no Lexcast?


Márcio- Geralmente eu posto vídeos que me são indicados por colegas e professores da Pós-Graduação e que tem alguma relação com o conteúdo do blog ou do tema que estamos estudando na Pós. Já os podcasts e blogs são os que eu sou ouvinte e / o leitor e que eventualmente publicam episódios que tem alguma relação com o conteúdo do LEXCast.


Nerdópole- Agradecemos a presença de Márcio Etiane criador deste Podcast que nos mostra que a Mídia pode e deve levar conhecimento, parabenizamos pelo brilhante trabalho e convidamos todos para conhecer o LEXCast

Comentários